O que são moradias assistidas?

Como já escrevi anteriormente, no Brasil o modelo de moradia coletiva para idosos hoje ainda se espelha nos antigos asilos, com poucas exceções que ofereçam tipologias de edificações que não se parecem com hospitais. Na verdade, ao pé da letra toda moradia coletiva que ofereça um serviço especializado é assistida, mas o termo Assisted Living nos Estados Unidos vem de um modelo voltado para idosos semi-dependentes, especialmente oferecendo condições de autonomia e socialização nessa fase. São disponibilizadas diferentes estruturas, com equipes especializadas nos variados tipos de atendimento, como demências ou outras situações clínicas de fragilidade. Para independentes, as Independent Living; para diagnosticados com demências, as Memory Care, oferecendo assistência específica às necessidades do idoso. E os Short-Term Stays, o que conhecemos aqui como Centros-Dia, pejorativamente vistos como creches para idosos.

Há diferentes pontos-de-vista quanto a acomodar idosos em diferentes situações de fragilidade num mesmo equipamento. Há os que optam por mantê-los em diferentes setores da casa, o que para muitos significa segregação e falta de oportunidade de convivências produtivas. Outros acreditam que é fundamental que todos convivam, desde que se tomem alguns cuidados com o dormitório, para que não haja perturbação do sono daqueles que mantêm suas capacidades cognitivas em boas condições. Mas muitos idosos nessas condições queixam-se de serem “obrigados” a vivenciar situações incômodas de verborragia, comportamento antissocial ou constrangimentos pelo descontrole motor. Mesmo o idoso demenciado pode sentir-se incomodado por reações hostis de outros convivas.

Talvez seja hora de pensarmos estruturas que até centralizem serviços, tais como cozinha e lavanderia, mas que possam garantir certa independência ao agrupar pessoas com estágios semelhantes, oferecendo a escolha da convivência espontânea àqueles que optem por essa alternativa. Se já encontramos no Brasil empreendimentos conhecidos como Centros-Dia que utilizam parte da estrutura física de ILPIs, possibilitando novos encontros e até relacionamentos, por que não se discutem mais alternativas de acomodação para idosos em diferentes graus de dependência?

2 comments on “O que são moradias assistidas?

  1. Apoio está idéia é, principalmente pela tendência de hoje, onde temos muitas pessoas q vivem sozinhas e mesmo casais sem filhos e que precisam de alternativas no futuro de alguma segurança. . Então penso que é urgente que se pense e se coloque em prática um projeto arrojado e com estrutura para garantir uma vida saudável e principalmente sociável para os idosos.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.