Quais são as vantagens da tecnologia como garantia de autonomia para idosos que moram sozinhos?

Em artigo no The Economist (https://www.economist.com/news/special-report/21724747-latest-technology-even-more-beneficial-old-young-new), foi declarado que a tecnologia dos tablets é muito mais útil a pessoas idosas do que para jovens. É interessante verificar que, de fato, esse dispositivo tem sido muito mais utilizado em situações práticas, como alternativa para acompanhar uma reunião tomando notas ou, simplesmente, para consultas rápidas em pesquisas simples. Resolve quando é necessário o registro de eventos em fotos ao mesmo tempo que permite um uso amigável pelo fácil manuseio e transporte, além de oferecer uma área maior do que um smartphone para leitura e visualização. Assim, apesar da primeira impressão de que não seria um dispositivo preferível para um idoso, percebe-se que pode ser mais útil do que o simples uso do que já foi citado.

Na reportagem foram mencionados países que já oferecem comercialmente aplicativos que exploram o potencial dos tablets, embora aponte que ainda podem ter custos altos pelo uso ainda muito restrito. Mas, como em qualquer novidade, serão mais acessíveis quanto mais sejam usados, ampliando as possibilidades de flexibilizar seu emprego.

“Em todos os centros de idosos visitados para este relatório, de Nova York a Seul, as classes mais populares foram encorajadas ao uso de smartphones e tablets, muitas vezes patrocinados por empresas de telecomunicações que descobriram essa oportunidade.”

O mercado brasileiro já conta com algumas ofertas, inclusive endereçadas a usuários idosos, com acesso para chamadas de emergência para SAMU, familiares, serviços médicos e outros destinos, mantendo a possibilidade de uso para jogos, redes sociais, vídeos e música. Os ícones são maiores para facilitar a visualização e podem ser armazenados dados sobre horários de medicamentos com programação para alertar o momento da administração. Além disso, podem ser programadas agendas de consultas, atividades rotineiras e de contatos, facilitando a autonomia ou o acompanhamento de um cuidador.

O tablet pode ser encaixado em um suporte na parede em local estratégico e de fácil acesso, a partir do qual haverá controle de comunicação, de fechamento de portas e janelas, de visualização da porta principal, de controle de iluminação e desligamento de eletrodomésticos, de compras para provisão da despensa da casa e outras muitas utilidades que facilitam atividades domésticas e de cuidados pessoais. A adoção de sensores em pontos estratégicos da casa permite ao cuidador acompanhar os deslocamentos sem a presença momentânea, evitando a opção invasiva das câmeras de vídeo. Enfim, a tecnologia aperfeiçoa-se rapidamente e é inevitável, desejável e positiva na garantia de autonomia a pessoas que, por decorrência da falta de tempo, estão a cada dia mais sozinhas, mesmo tendo familiares que os queiram bem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.