Centros Dia podem ser vistos como um meio para facilitar a transição para institucionalizar um idoso?

Há um visível aumento de interesse por Centros Dia para idosos, alternativa para pessoas com tempo livre, familiares que não conseguem cuidar o tempo todo ou que preferem terceirizar em organizações especializadas. Estes equipamentos oferecem serviços que envolvem estimulação de capacidades, sejam físicas ou cognitivas, através de atividades manuais, físicas, sensoriais e lúdicas. Mas a principal função é o desenvolvimento de situações em que haja socialização e integração entre os convivas, de modo a criar um espírito de grupo com características colaborativas. Embora seja destinado ao preenchimento do tempo livre com atividades coordenadas para o enriquecimento físico e emocional, ainda há uma significativa maioria de famílias que veem como solução para o cuidado, especialmente quando há o aparecimento de demências, a diminuição de mobilidade decorrente de AVC ou mesmo transtornos psiquiátricos leves, tais como depressão ou ansiedade.

O idoso com autonomia e que utiliza seu tempo livre normalmente decide quando e o que fazer, mas poderia perfeitamente participar de grupos em Centros Dia. Conhecidos como Sênior Day Centers em outros países, são recentes na realidade brasileira, sendo que inicialmente foram divulgados como “creches para idosos”, pela semelhança que apresentam com o sistema dos equipamentos destinados a crianças bem jovens. Pela vulnerabilidade que ambos os segmentos poderiam apresentar, houve uma distorção no entendimento sobre sua função quando destinado a idosos, alcançando um nível de cuidado exagerado pela infantilização nas relações entre o público e os colaboradores. Provavelmente, a referência tornava mais clara a intenção do serviço para vende-lo aos cuidadores informais, mas o erro estava em levar ao pé da letra as rotinas adotadas. Superada essa imagem distorcida a respeito da função dos Centros Dia, em especial porque passaram a ser estudados e avaliados para a criação de diretrizes para seu funcionamento, já é possível encontrar experiências que permitem compreender sua dinâmica e as características do seu público alvo.

A institucionalização do idoso que é conduzida pelos familiares, mesmo sendo consensual, pode provocar um impacto negativo no seu bem-estar, prejudicando sua saúde em todos os sentidos. É sempre recomendável que haja visitas prévias ao residencial pretendido, uma forma de iniciar um processo de familiarização com o ambiente físico para que ele manifeste impressões e participe ativamente da decisão. Nesse caso, frequentar um Centro Dia integrado, durante algum tempo, pode facilitar a compreensão sobre a mudança e torna-la atraente, a partir da criação de vínculos com o lugar e com outras pessoas. Apesar de a memória de idosos demenciados poder traí-los, certos elementos do ambiente ficam impregnados e podem ser coadjuvantes para sua tranquilidade na permanência em uma nova moradia. Experiências periódicas vividas em lugares que se tornam familiares pode, efetivamente, facilitar a transição para a nova moradia, tornando a mudança menos traumática.

2 comments on “Centros Dia podem ser vistos como um meio para facilitar a transição para institucionalizar um idoso?

    • Centros Dia são boas opções para familiares que não têm condição de tempo ou tolerância para passar o dia todo ou parte dele com um idoso que, muitas vezes, está em processo de demência. Além disso, ocupa o tempo livre de modo orientado e supervisionado, criando novos relacionamentos. Havendo a possibilidade de conviver com a família, mesmo que em tempo parcial, certamente é preferível… Posso apresentá-lo em um Centro Dia para que conheça, se tiver interesse. Abraços…

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.