A solidão pode ser minimizada quando idosos se reúnem para formar redes, mesmo virtualmente?

Os núcleos de convivência, os centros dia e as moradias institucionais são equipamentos com o propósito de atender idosos e, apesar dos diferentes níveis de complexidade, apresentam um ponto em comum: possibilitam novos encontros, a criação de redes e, até, o surgimento de novos vínculos de amizade. Cabe aqui refletir sobre a intensidade desses relacionamentos, especialmente pela volatilidade dos sentimentos de solidariedade que se estabelecem nesses grupos, formados a partir de interesses comuns, mas que podem tomar novos rumos e serem definitivamente extintos com o tempo.

A facilidade de criar redes virtuais tornou-se um meio de amenizar essas dificuldades, mas não garantem a permanência pela fragilidade dos vínculos que são criados. Pessoas que procuram amigos pela internet compõem grupos de indivíduos solitários na multidão. O sociólogo polonês Zygmunt Bauman, com 86 anos, questiona esses novos conceitos que alteram as dinâmicas sociais, já que a tecnologia ameaça a capacidade de fazer amigos (www.fronteiras.com/artigos/zygmunt-bauman-la-solidao-e-a-grande-ameaca).

“Habilidades sociais básicas, necessárias para qualquer interação humana, estão gradativamente sendo perdidas na rede.”

Posições preconceituosas sobre as moradias institucionais, ainda comparadas aos antigos asilos, normalmente utilizam expressões como isolamento, tristeza, abandono e solidão para caracterizar esses lugares. Porém, é preciso refletir sobre a sensação de abandono e de solidão que a facilidade para deletar “amigos virtuais” em redes sociais pode acarretar, sendo esses os “grandes medos nestes tempos de individualização”. Criam-se redes verdadeiras com familiares, vizinhos e colegas de trabalho, ameaçadas pelo afastamento gerado pela diminuição das oportunidades. As verdadeiras conexões serão mantidas se houver o diálogo, somente possível quando são mantidas as habilidades sociais desenvolvidas nos encontros interativos, enfrentando as diferenças naturais de pensamento.

“Os laços humanos são uma mistura de bênção e maldição”, destaca Bauman. O prazer de ter em quem confiar se contrapõe à obrigação de estar disponível ao outro, ao amigo real que não pode ser deletado. Envolve expor pensamentos que podem não ser os mesmos do outro, mas que alimenta a reflexão e permite um crescimento pessoal ao aceitar a diversidade, mesmo sem concordar.

“As redes sociais não ensinam a dialogar porque é muito fácil evitar a controvérsia…”

A verdadeira rede é aquela que acolhe presencialmente e se mantém lá para dialogar, estabelecendo assim um senso de comunidade, por buscar o bem-estar coletivo. São relações possíveis em moradias institucionais ou quando há vizinhos e amigos presentes, lembrando a todo o momento que nem sempre um dia é igual ao outro porque há as fragilidades físicas e emocionais. Optar pela presença real do outro será sempre mais confortável e segura.

2 comments on “A solidão pode ser minimizada quando idosos se reúnem para formar redes, mesmo virtualmente?

  1. “ São relações possíveis em moradias institucionais ou quando há vizinhos e amigos presentes…” e também em grupos presenciais que se reune sistematicamente com propósito comum. Nāo é necessário viver juntos ou morar próximo, mas sim o sentimento de pertencimento, de respeito mútuo ,de protagonismo, ouvir e ser ouvido. É o que temos em nosso grupo “ trabalho 60+”, cujo o foco é trabalho, mas com o convívio vamos fortalecendo as amizades e o respeito. Acreditamos muito na “ força de grupos”. É fundamental viver em grupo, somos seres sociais, o isolamento pode matar.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.