Por que os residenciais para idosos devem oferecer ambientes de estar estimulantes para os encontros entre gerações?

Quando as residências familiares são organizadas, seja somente com casais jovens, com crianças ou com várias gerações convivendo sob o mesmo teto, sempre há espaços destinados aos encontros sociais, definindo um território que atende desejos e necessidades de toda a família. A sala de estar, assim como possíveis ambientes em varandas e jardins destinados a momentos de conversa ou simples contemplação, são lugares que possibilitam o intercâmbio de experiências construtivas e tornam-se referência nos momentos de lazer.

Nos residenciais para idosos não deveria ser diferente, mas nem sempre é possível encontrar ambientes configurados para essa finalidade. Há uma flagrante preferência por salas de TV, onde nem todos assistem à programação e, mesmo assim, raramente interagem entre si. Mas isso se agrava quando há visitas de amigos ou familiares, que podem requerer privacidade e acabam optando pelo apartamento do idoso, geralmente compartilhado com outro morador. Assim, torna-se uma alternativa nem sempre disponível, o que pode dificultar as relações e diminuir as visitas.

E o que dizer de idosos que não têm filhos ou netos para visita-los? Muitos nessa condição acabam por apreciar a atenção de outros visitantes, o que pode gerar novas amizades e valorizar os indivíduos que demonstram estarem abertos a novos relacionamentos. Na Espanha, um neto que visitava seu avô conheceu outro idoso que não teve filhos, e sentia a falta de netos. A partir daí, desenvolveu a campanha Adote um Avô (https://papodepai.com/adote-um-avo-projeto-combate-solidao-idosos/), oferecendo uma nova oportunidade de voluntariado,  trazendo companhia e alegria para idosos que não recebem visitas de nenhum familiar em moradias institucionais.

Mais de 1000 avôs e avós já foram “adotados” desde então, numa iniciativa que conta com mais de 200 voluntários.

Ambientes de estar estimulantes permitem atividades que vão desde bate-papos descontraídos até rodas de conversa programadas como exercício cognitivo. No caso de parentes que estendem sua atenção a outros moradores, se houver conjuntos de estar com poltronas e sofás arranjados de modo a que todos possam se enxergar, haverá a integração de outros que desejam participar. Mesas de apoio flexíveis, que possam ser remanejadas sem criar barreiras nos espaços de circulação, possibilitam diferentes usos, desde apoiar copos e objetos pessoais até serem suporte para material de atividades. Com luzes auxiliares no lugar de abajures, a sala de estar assemelha-se àquelas que todos tiveram em suas residências originais.

A velhice deveria ser o período da vida em que as pessoas mais são acolhidas e rodeadas de amor, mas infelizmente não é o que acontece. Se os residentes idosos perceberem a moradia como seu lar, certamente estarão mais propensos a travar novas amizades, preenchendo vazios deixados pela falta de descendentes ou pelo abandono.

2 comments on “Por que os residenciais para idosos devem oferecer ambientes de estar estimulantes para os encontros entre gerações?

    • Pode ser uma alternativa de construção rápida, sem dúvida, mas sempre é importante pensar que serão usadas como moradias e não como empreendimentos comerciais, mais efêmeros e sujeitos a reformulações constantes. Igualmente importante considerar que o programa arquitetônico seja adequado para possibilitar encontros produtivos entre os atores sociais que compartilharão os espaços, numa construção viável mas também sustentável.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.