Quais são as mudanças a serem adotadas para que a velhice seja vivida de modo significativo?

A pandemia pelo coronavírus tem provocado muitas reflexões importantes sobre o processo de envelhecimento, em especial quanto aos cuidados com a limpeza para evitar a sua entrada dentro das moradias. Sabão e álcool gel nas mãos, álcool 70 nos calçados e compras, lavar a roupa que veio da rua e trocar as máscaras com frequência… UFA! Providências tomadas pelo medo da doença ou cuidados que deveríamos ter naturalmente em quaisquer circunstâncias? Certamente estamos enfrentando grandes transformações, decorrentes de muitas reflexões sobre nosso próprio envelhecimento.

De acordo com Guilherme Hummel, coordenador científico da Hospitalar (https://digital.hospitalar.com/pt-br/sade-bem-estar/envelhescncia-ps-covid-viver-menos-vivenciar-mais), envelhescência é conhecida como o período entre 45 e 65 anos, em geral quando há impactos do tempo no desempenho do corpo, especialmente porque a longevidade está aumentando e percebemos que algum declínio pode comprometer projetos de vida ativa. Uma velhice saudável depende da capacidade para manutenção da autonomia, mas também do prazer em aproveitá-la integralmente.

Mas talvez a melhor maneira de passar pela envelhescência é manobrá-la antes que ela chegue. Ser um longevo afinado é uma tarefa que começa antes que alguma caduquice nos abrace, e isso só é possível se estivermos dispostos a empreitar duas grandes escolhas: (1) elegermos uma vida saudável antes que ela deixe de o ser; e (2) nos esforçarmos para viver o suficiente, mas sempre lutando diligentemente para vivenciar cada minuto dessa existência. 

Mudanças significativas envolvem a percepção do que satisfaz em conforto e prazer com o ambiente que envolve as vivências diárias, considerando limites para segurança e tranquilidade. Viver plenamente, sem a perspectiva de que a morte compromete projetos de vida, torna a indefinição do tempo restante apenas uma questão numérica, direcionando o foco para escolhas positivas.

Idosos com longevidade plena são aqueles que deixaram de prestar atenção na sua envelhescência, pois já encontraram respostas, já vivem em concórdia com sua idade e a morte é tão somente uma curva. 

Hoje conhecido como positive aging, envelhecimento positivo, o período de amadurecimento do corpo pode enfatizar o crescimento pessoal e as realizações que evidenciam o tempo vivido. Amigos e familiares, sujeitos importantes que compõem as ambiências em que participamos, são fundamentais para vivências significativas. Do mesmo modo, o ambiente construído que nos envolve impacta para a qualidade de vida nas rotinas diárias. Ser modular é decidir por boas companhias, ocupações prazerosas e morar bem. Não importa se os ambientes são compartilhados ou isolados, amplos ou restritos: podem ser bonitos, seguros e de acordo com desejos e necessidades pessoais. Adotar mudanças para uma velhice significativa é o primeiro passo para a felicidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.