Por que é importante que projetos de moradia para idosos sejam conduzidos por profissionais experientes?

A longevidade crescente tem provocado o aparecimento de muitos produtos direcionados para o público idoso, vista a constante divulgação de propagandas e documentários produzidos com esse público, demonstrando sua importância no mercado consumidor. Que fique claro o desejo das empresas de aproveitar a oportunidade de criar produtos ditos inovadores, muitos deles aprimorados para esse nicho de mercado, denominado de “prateado” como referência aos cabelos grisalhos, mas também ao poder aquisitivo percebido a partir de então.

O mesmo tem acontecido com a prestação de serviços, onde incluem-se projetos para adequação de residências e de novos equipamentos de moradia para idosos, desde o edifício até o mobiliário recomendado para situações de maior fragilidade. Mas ainda há poucos profissionais dedicados e destaca-se o engenheiro curitibano Norton Mello, doutor em Health Care Services Management pela Florida Christian University – FCU. Especializado em projetos arquitetônicos na área de saúde e bem-estar, é CEO da Bioeng, onde são elaborados projetos que utilizam técnicas de Bioengenharia centradas na experiência do usuário, conectando pacientes, colaboradores, profissionais, visitantes e moradores, de modo a produzir uma imersão positiva e inclusiva.

Atuando em projetos de moradias para idosos no Brasil e nos Estados Unidos, publicou seus conhecimentos no livro Sênior Living – conceito, mercado global e empreendimentos de sucesso(https://www.amazon.com.br/SENIOR-LIVING-CONCEITO-MERCADO-EMPREENDIMENTOS-ebook/dp/B08ZB5FBSL/ref=sr_1_1). Nele constam aspectos importantes da sua experiência ao longo da trajetória profissional, em especial pontuando conceitos destacados na Gerontologia Ambiental.

Cabe a essa nova técnica de desenvolvimento de projetos, interlaçar os ambientes com as emoções de cada indivíduo para que suas experiências sejam engrandecedoras, vibrantes e sobretudo felizes, pois esses movimentos impactarão na melhor percepção da vida ao seu redor e o quanto recompensador é ter a oportunidade de morar em uma edificação que reúne condições de proporcionar essas experiências.

Considerar uma abordagem biopsicossocial do morador, esteja ele em sua própria residência ou em moradia coletiva, possibilita melhor capacidade de o morador tomar decisões, o que lhe garante a manutenção do protagonismo e de pertencimento, garantindo tranquilidade por estar incluído na comunidade que o envolve. É necessário que os interessados em projetos realmente adequados para moradia de idosos contratem profissionais experientes, que utilizem conhecimentos adquiridos com base em estudos e normas certificadas. Não bastam manifestações infundadas e com forte apelo de marketing, é preciso fundamentação teórica e muito esforço de aprendizagem para oferecer, efetivamente, um resultado que o cliente mereça. Afinal, um projeto seguro e confortável para um idoso é igualmente adequado para todos.

2 comments on “Por que é importante que projetos de moradia para idosos sejam conduzidos por profissionais experientes?

  1. WOW Maria Luisa Trindade Bestetti, agradeço muitíssimo pelas gentis palavras e generosos elogios. Sou muito grato à você por sua pronta acolhida ainda antes da defesa do doutorado, pela trocas que estamos tendo desde então, por sua disponibilidade e experiência em todos os momentos. Estamos ambos na busca por disseminar informações e orientações com base em estudos científicos para que a sociedade compreenda a complexidade do universo que envolve a longevidade, protengendo-a de meras ações de marketing pessoal. Agradeço seu apoio e, como você já sabe, sou um super fã do seu trabalho e dedicação.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.