Que opções podem ser consideradas na busca de soluções mais acessíveis para moradia de idosos?

Os novos empreendimentos de residência sênior têm demonstrado algumas mudanças importantes, tais como soluções mais flexíveis e adaptáveis a novas necessidades, uso da inteligência artificial para facilitação da assistência e de sistemas inteligentes de conforto ambiental. Além disso, os novos projetos colocam o morador como centro das decisões, privilegiando seu protagonismo com conforto e segurança. As técnicas construtivas ainda são as tradicionais, na maioria das vezes, o que determina longos períodos de construção e um projeto muito bem detalhado para que tenha as características desejadas de sustentabilidade. Certamente é uma boa solução, mas há outras propostas que podem trazer algumas vantagens.

De acordo com a jornalista do site McKnight’s Senior Living, Amy Novotney (https://www.mcknightsseniorliving.com/home/news/business-daily-news/shipping-containers-show-promise-as-affordable-senior-living-solution/), foi apresentada uma solução a estudantes de Gerontologia da University of Southern California. Os representantes da empresa de construção modular BMarko Structuresdemonstraram que o uso de contêineres modificados pode ser uma solução acessível para moradia de idosos.

A Associação de Alunos de Gerontologia da escola deu as boas-vindas aos palestrantes (…) para discutir as possibilidades em torno do reaproveitamento de contêineres em comunidades de habitação para idosos mais acessíveis, para atender à crescente demanda do setor. 

Segundo eles, os módulos vêm com móveis e sistemas para o funcionamento como residência, sendo uma solução sustentável, eficiente e flexível. É possível compor conjuntos com apartamentos ou casas individuais, de acordo com o melhor aproveitamento dos terrenos ou das características desejáveis para o empreendimento.

Casas modulares individuais para idosos podem ser dispostas, por exemplo, em torno de uma área de jardim central ou de um prédio comum para refeições ou atividades.

A replicação de conjuntos compostos por contêineres modificados permite a flexibilização das composições, podendo ser ajustados a novas necessidades. Além disso, por ser modular, o tempo de montagem pode definir um tempo de construção menor, embora empregue mão-de-obra especializada. Por outro lado, em termos administrativos, sugere a adoção de um sistema inteligente para o gerenciamento de vida assistida em diferentes locais de implantação, o que aumenta ainda mais a possibilidade de baixar custos para o consumidor final, tornando a solução mais acessível. 

Refletir sobre soluções mais adequadas à grande maioria da população brasileira envolve desde custos fixos de moradia até a possibilidade de oferecer conforto, segurança e a possibilidade de efetiva inserção social, combatendo a solidão e garantindo saúde e bem-estar, sejam empreendimentos privados ou definidos através de políticas públicas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.