Quais condições de alojamento podem oferecer experiências positivas a idosos que gostam de viajar?

Desde os primórdios da humanidade, as viagens por terras desconhecidas eram desafios enfrentados por diversos motivos, desde para buscar abrigo do clima ou alimento, até por curiosidade em empreender na direção de novos horizontes. Grandes civilizações antigas já avançavam para conquistar mais território e riquezas pela demonstração de poder, sendo que a Renascença determinou a busca por novos produtos através das grandes navegações, com longas e perigosas viagens por mares desconhecidos. Sejam quais forem os motivos, novas experiências com diferentes culturas atraem as pessoas ativas, especialmente quando há tempo livre para descortinar o desconhecido.

Hotéis, hostels, pousadas e resorts têm evoluído na intenção de oferecer hospedagem adequada aos turistas, especialmente agregando serviços que possibilitem escolhas para diversos momentos do período de permanência. A ideia de alugar imóveis por curtos períodos de permanência trouxe propostas que possibilitam a sensação de estar em casa, sem a frieza de portarias e longos corredores com pessoas indo e vindo. O site mais popular no Brasil é o Airbnb, com oferta de casas e apartamentos em muitas partes do mundo, seja compartilhando áreas comuns ou usufruindo de imóveis exclusivos por curtos períodos de tempo. Pessoas adultas de todas as idades podem experimentar, sendo necessária uma pesquisa bastante aprimorada para encontrar ofertas adequadas para públicos mais exigentes.

Desde 2017, nasceu na Irlanda uma proposta especializada em viajantes com mais de 50 anos, o Freebird Club (https://www.freebirdclub.com), dedicado a associados maduros que oferecem alojamento e igualmente viajam a lugares distantes, em busca de boas experiências. De acordo com o site Melhores Destinos (https://www.melhoresdestinos.com.br/freebird-clube.html), essa solução se diferencia das outras porque há uma regra fundamental para fazer parte do clube: o anfitrião precisa estar em casa uma boa parte do tempo, pois mais do que passeios, a socialização com o hóspede potencializa o prazer de viajar, pela possibilidade de criar novas amizades em diferentes destinos.

O Freebird Club tem como slogan: “Conectando exploradores seniores e construindo pontes a um mundo amigo do idoso”. Este é um dos grandes objetivos do site: a socialização e a amizade de pessoas da mesma idade com o objetivo de reduzir o isolamento social entre os idosos. 

Mesmo que estejam acompanhados de pessoas mais novas, informar sobre essa possibilidade permite que o anfitrião aceite ou não, ajustando igualmente as melhores condições de convivência entre as partes. Considerando a expansão do círculo de amigos que o site possibilita, atende esta e as futuras gerações de idosos, cada vez mais ativos e dispostos a vivenciar atividades positivas. O turismo determina que sejam encontradas moradias temporárias, adequadas aos desejos e necessidades de cada viajante e, se agrega a expansão da rede de amigos, mais estímulo haverá ao envelhecimento ativo e saudável, tão desejado por todos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.