Conhecer as vantagens de soluções inovadoras para a moradia pode diminuir a resistência dos idosos?

Quando o tema de alternativas de moradia para a velhice é abordado, frequentemente se destacam as críticas quanto às que consideram soluções coletivas, especialmente no modelo mais encontrado, com assistência total nas atividades da vida diária. Fazem lembrar dos antigos asilos, embora muito já tenha mudado em termos de tecnologias leves, focando no acolhimento, no estímulo à participação ativa e no senso de pertencimento dos idosos que passam a fazer parte de comunidades em moradias institucionais. 

A profissionalização dos colaboradores que compõem o time de assistência nesses equipamentos justifica que idosos mais frágeis e que exigem cuidados para boa saúde e bem-estar sejam acolhidos nesses equipamentos especializados.  Porém, verifica-se que a longevidade crescente e, em muitos casos, com boa condição funcional, tem provocado a busca de alternativas mais adequadas para cada caso, de acordo com a American Seniors Housing Association (https://www.whereyoulivematters.org/the-future-of-senior-living/).

Os idosos de hoje não veem a aposentadoria como um momento para relaxar, mas mais como um momento de transição. Um momento para voltar sua atenção para as alegrias da vida… família, amigos, hobbies, aventuras. Cada vez mais, os idosos desejam um estilo de vida enriquecedor que lhes ofereça os serviços e comodidades para desfrutar de uma vida envolvente e divertida, cheia de experiências.

Sendo preferível que a escolha de onde e como morar seja uma opção pessoal, as soluções coletivas têm oferecido novos programas, serviços e amenidades para ajudar os idosos a aproveitar ao máximo seus anos de aposentadoria. A principal consideração é relativa aos serviços profissionais especializados, seja para atender o grupo ou a desejos pessoais. Evitam-se soluções que excluam a convivência intergeracional, mantendo a moradia próxima da dinâmica urbana com comércio, praças e eventos. A tecnologia com soluções eletrônicas amigáveis e inteligência artificial oferece facilidades para a constante atualização e manutenção das interações sociais à distância, diminuindo o risco de solidão.

Outra solução que tem aumentado na oferta dessas moradias é o serviço de assistência médica facilitada por sistemas de resposta a emergências pessoais, o que já aumenta a sensação de segurança dos moradores. A telessaúde já é uma realidade, principalmente a partir da experiência com o distanciamento social necessário em função da Covid-19. O uso de assistentes de voz facilita a administração de medicamentos, pois é possível programar alertas nos horários corretos, além da agenda de consultas e exames.

A inovação é importante para o futuro da vida dos idosos.

Conhecer as vantagens de soluções inovadoras pode diminuir a resistência dos idosos quanto a mudar da residência original, em busca de maior segurança, conforto e bem-estar. Não bastam barras de apoio no banheiro, retirar tapetes e adotar móveis sem quinas, é preciso considerar ambiências estimulantes para interações sociais positivas e animadoras.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.