Quais são as opções mais criativas para presentear idosos no Natal?

No Natal, evento cristão, comemora-se o nascimento de Jesus e, para muitos, representa um momento de confraternizar com os familiares, incluindo brindes e troca de presentes. Crianças esperam brinquedos, mas todos apreciam receber mimos que demonstram serem lembrados. As opções de presentes para idosos geralmente giram em torno de roupas e alimentos, considerando que sejam itens necessários e sempre úteis. Ao considerar que os quatro pilares do envelhecimento ativo são saúde, participação social, segurança eaprendizagem ao longo da vida, jogos e outros itens para diversão também são úteis, especialmente porque pessoas mais velhas tendem a permanecer mais tempo em casa, onde criam seus espaços de lazer.

A reportagem de Gabriel Pietro (https://razoesparaacreditar.com/equipe-japonesa-gamers-idosos-70-anos/) destaca que os jogos eletrônicos atraem jovens que já nasceram em um mundo digital, mas esse mundo não é tão novo assim, pois há gamers de todas as idades há muitos anos e que convivem com os novos aficionados dessa atividade. Descreve “os “Matagi Snipers”, uma equipe de idosos gamers formada na província de Akita, no Japão”.

Os Matagi são um time de elite de eSports, composto por oito homens e mulheres com idades entre 66 e 73 anos. Para a equipe, seu propósito é mostrar os benefícios dos games para a saúde dos mais velhos, além de melhorar a conexão entre eles e os filhos e netos (e bisnetos!).

Videogames podem ser excelentes para exercitar a mente, úteis para pessoas de todas as idades. Se presentear idosos pode parecer difícil, é possível considerar a oferta de outras perspectivas, oportunidade para continuar aprendendo ao longo da vida, o quarto pilar do envelhecimento ativo. E não somente para uso individual, mas em moradias institucionais, pode se tornar um estimulante motivo para conectar-se com outros jogadores.

O site Game 360º (https://www.promoview.com.br/categoria/game-360/xbox-combate-a-solidao-em-lares-de-idosos.html) apresenta a iniciativa da Xbox no Reino Unido, ‘Beyond Generations’, como meio de conexão entre familiares.

Com a missão de conectar as gerações mais velhas com seus netos, os funcionários dos lares estão incentivando os residentes a pegar um joystick e fazer uma viagem virtual com seus parentes mais jovens, por meio de jogos como Forza. Neste mundo virtual, as duas gerações podem criar memórias inesperadas, porém emocionantes, passar mais tempo juntas e se conectar ativamente. Algo que uma curta videochamada não pode proporcionar.

Enfim, presentear idosos mais velhos com meias, pijamas e chinelos pode até ser útil, mas não cria motivação para ações mais animadas. Além disso, ainda estamos vivenciando um necessário cuidado com possíveis contágios pelos vírus da Covid-19 e da Influenza, restringindo a proximidade física. Recriar os encontros pode trazer novas perspectivas ao possibilitar a conexão com outras gerações, seja qual for o modo de morar dos parentes idosos, para que efetivamente este seja um Feliz Natal!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.