Quais dispositivos agregados aos ambientes que podem facilitar o cuidado e aumentar a segurança do morador idoso?

Permanecer na própria moradia é sempre preferível, a não ser quando os cuidados exigem uma atenção redobrada e profissionais preparados para um manejo adequado, necessário devido a perdas significativas de força e mobilidade. Além de questões como escolha de revestimentos do piso, alturas de móveis, instalação de barras de apoio e retirada de tapetes escorregadios ou que possam enrolar nos cantos, outros elementos podem ser agregados para facilitar o cuidado e aumentar a segurança do idoso. São dispositivos que aumentam a eficiência e diminuem o desgaste, tanto para a pessoa idosa quanto para seus cuidadores.

Começando pelo banheiro, a autonomia deve ser incentivada para realizar a higiene diária se houver apoios adicionais, além de uma boa iluminação e de um piso seguro. No mercado há dois itens muito úteis para aumentar a segurança: o assento de banho, geralmente regulável em altura e com bases de borracha, muito firmes para auxiliar a lavagem das pernas e pés. Ou, se necessário, a cadeira com rodas própria para essa finalidade, com a qual o cuidador retira o idoso para auxiliá-lo a secar. O outro dispositivo que reduz esforços é o assento elevado para a bacia sanitária, com apoios laterais para auxiliar nos movimentos. Os suportes para toalhas e roupas devem ser firmes e em alturas que não sugiram apoiar-se quando em movimento.

Andadores geralmente são considerados recursos em última instância, mas são muito úteis como apoios para levantar de poltronas e camas, pois ajudam a recobrar o equilíbrio e planejar os movimentos se modo seguro. Os que oferecem algum movimento são mais flexíveis para transpor espaços entre móveis e podem evitar tropeços, embora essa facilidade possa induzir a descuidos, tais como arrastar os pés e usar calçados soltos. 

Outros recursos antes sofisticados são fáceis de agregar e estão mais acessíveis em preços e disponibilidade no comércio. Sensores de presença no percurso ao banheiro tornam o movimento assegurado para iluminação auxiliar, especialmente após um período de sono, quando se acorda mais desorientado e sujeito a incidentes. É igualmente importante considerar um assistente de voz com Alexa, com controle de luz e TV, além de lembrar horários dos medicamentos, conectar estações de rádio para música e notícias e poder agendar compras. As lâmpadas e tomadas inteligentes permitem que até a cor da luz possa ser adequada para cada situação, mas especialmente proporciona mais segurança ao deixar um ambiente aceso até a saída. 

Além das sugestões colocadas aqui, certamente outras podem trazer conforto e segurança para pessoas idosas que permanecem na própria casa, mesmo com auxílio profissional ou familiar. A criatividade sempre será um componente essencial para descobrir quais recursos são interessantes e como agrega-los, sendo que o principal morador deve entender como esses dispositivos funcionam. Mudanças nem sempre são bem aceitas, mas com dedicação é possível aperfeiçoar os ambientes de acordo com as necessidades.

2 comments on “Quais dispositivos agregados aos ambientes que podem facilitar o cuidado e aumentar a segurança do morador idoso?

  1. Olá ,gosto muito dos assuntos trazidos por vcs ,sou designer de interiores e gosto do pensar em acessibilidade à idosos ,e esse tema de hj é bem o que acredito ,bem estar e proteção de tri do próprio ambiente ,que bom se tdos os filhos netos e o próprio idoso começasse os cuidados mais cedo parabéns pelo trabalho

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.