Quais são os benefícios que a prática da jardinagem pode oferecer às pessoas ao longo da vida?

A maioria das pessoas aprecia cultivar plantas em casa, seja pelo efeito decorativo ou mesmo pela criação de um microclima mais ameno e refrescante. Em apartamentos, a solução vem em vasos e floreiras compatíveis com o espaço disponível, mas quando há ambientes ao ar livre a variedade e o porte podem ser menos limitados. Em 9 de setembro de 2016 publiquei algumas reflexões sobre os benefícios que a manutenção de hortas proporciona a idosos, criando objetivos que vão além do simples cuidado e se estendem ao consumo de produtos saudáveis. Floreiras colocadas em alturas adequadas permitem que essa atividade assuma um significado maior, evitando esforços desnecessários e oferecendo o prazer de sentir-se útil.

Uma reportagem publicada pela BBC em 10 de dezembro de 2018 apresenta resultados de pesquisas sobre os benefícios da jardinagem – http://www.bbc.com/capital/story/20181210-gardening-could-be-the-hobby-that-helps-you-live-to-100.

Segundo o autor Jamie Feldmar, a jardinagem pode ser o hobby que ajuda a viver 100 anos. Uma das pesquisas estudou cinco lugares ao redor do mundo onde a longevidade é significativa: Okinawa no Japão, Nicoya na Costa Rica, Icaria na Grécia, Loma Linda na California e Sardenha na Itália. Além dos fatores comuns tais como rede de suporte social e hábitos saudáveis em exercícios físicos e alimentação equilibrada, a jardinagem se destaca como atividade praticada até além dos 90 anos. Esses três fatores juntos definiram maior qualidade de vida na velhice, destacando que experiências de vida saudáveis permitem que a longevidade seja igualmente positiva.

Outro ponto da reportagem destaca que, na Escócia, médicos têm prescrito passeios na natureza para tratar uma variedade de doenças, incluindo a redução de pressão arterial e ansiedade, e para melhorar a felicidade geral. Não há dúvidas de que o contato com a natureza traz benefícios em diversas áreas da vida, especialmente porque o foco se volta para a sensação de utilidade quando o indivíduo fica disponível para encontrar pessoas, trocar informações e ampliar sua perspectiva de vida, aspectos fundamentais para o bem-estar subjetivo. Mais feliz, o idoso diminui o efeito de doenças e alcança mais saúde, em todas as suas dimensões.

Praticar jardinagem é uma maneira simples de incorporar mais natureza na vida diária, utilizando desde pequenos vasos até áreas maiores ao ar livre. Escolhendo o cultivo de plantas entre flores e folhagens, temperos e chás, verduras e hortaliças, rasteiras e árvores, pessoas de todas as idades podem dedicar-se ao contato com a natureza e aproveitar ao máximo essa experiência. Não importa o tamanho do espaço e tampouco as espécies escolhidas: o cuidado a ser tomado é relativo ao acesso que possibilita o contato. Alturas e pisos adequados serão sempre a garantia de experiências agradáveis na prática da jardinagem, importante ingrediente para uma vida longeva e feliz.

2 comments on “Quais são os benefícios que a prática da jardinagem pode oferecer às pessoas ao longo da vida?

  1. Super interessante esse aspecto, nunca tinha visto esta co-relaçāo “longevidade, sociabilidade e alimentaçāo”, faz muito sentido. Também a jardinagem é uma forma de produçāo, produz vida! O idoso sente-se produtivo. Acho que isto pode inclusive ser uma oportunidade de negócios!

    Curtir

    • Dedicar-se a um hobby é sempre um meio de empregar o tempo com atividade produtiva, seja para que finalidade for. Portanto, oferecer condições para viabilizar esse hobby pode ser um negócio, sem dúvida. Há condomínios que oferecem áreas livres que poderiam ter pequenas hortas com ervas e temperos e uma orientação nesse sentido poderia incentivar a formação de grupos dedicados a mantê-las. O importante é reconhecer que o assunto é instigante, se queremos ter uma longevidade saudável e ativa.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.