Quando o AGING IN MARKET chegou para garantir o AGING IN PLACE

Estou muito feliz de poder compartilhar minha visão sobre a conexão entre o marketing, uma área multidisciplinar que combina elementos de arte e ciência envolvendo criatividade e intuição com rigor científico na coleta e análise de dados. O convite da Professora Maria Luisa Trindade Bestetti, minha referência há muitos anos, me estimulou a organizar os cases e conhecimentos que acumulei nas consultorias para o segmento imobiliário e de empreendimentos de moradia assistida. Estamos vivendo um “boom” tanto no aspecto imobiliário quanto no aspecto da gestão e operação de negócios.

Percebendo este momento, no final do ano passado a minha consultoria SeniorLab e a Caio Calfat Real Estate Consulting realizamos o Senior Living Meeting na Longevidade Expo no Anhembi. Reunimos empresários, operadores e investidores de todo o Brasil para tratar do conceito e modelos de negócio de Senior Living. Foi o primeiro e alcançou os objetivos de público e de repercussão no mercado desejados.

Atuo no marketing há quase 30 anos. Tive a oportunidade de passar por companhias absolutamente transformadoras e inovadoras em seu segmento. Possivelmente esteja aí a sementinha que me atrai a observar, procurar, explorar e encontrar nos aspectos que chamam menos a atenção, as oportunidades para os grandes saltos. Uma das contribuições mais visíveis foi a criação do naming (o nome) e primeira logomarca da GETNET, hoje adquirida pelo Santander. No braço financeiro do grupo que atuei era responsável pelo marketing e negócios de uma unidade de cartões de crédito. Seguindo as boas práticas, antes de toda a grande campanha de comunicação realizávamos testes com grupos focais. Foram vários e em todos detectávamos ruídos e dificuldade de entendimento com o público mais sênior. Com o tempo ficou claro que não utilizávamos a linguagem, referências, e canais adequados para este público. Foi um grande aprendizado.

Em 2014 criei a SeniorLab Mercado e Consumo 60+ e me dediquei a colocar em prática o que havia aprendido e explorar mais a fundo as oportunidades de aperfeiçoar a comunicação com o público maduro. Sem referências acadêmicas e literatura tive que explorar e encontrar as respostas em outras ciências. Na Geriatria, nas outras especialidades da medicina, na Psicologia e na Gerontologia.

A minha base foi encontrar quais eram as questões naturais do envelhecimento em relação aos cinco sentidos e a cognição e de que forma elas se relacionavam com eles. A próxima etapa foi encontrar a forma e método de contorná-las e garantir que oferecessem a entrega mais adequada, funcional e clara.

AGING IN MARKET

Com cases aplicados e aprendizados em vários segmentos de negócio ficou cada vez mais tangível que havíamos criado um método. As pontes entre o consumidor sênior e a indústria, serviços e marcas começavam a ficar mais claras. Foi como observar os caminhos naturais nos gramados que ligam as calçadas das duas grandes avenidas na Esplanada dos Ministérios em Brasília. O caminho mais curto será o escolhido e se necessário, criado, na vida como ela é. Assim nasceu o Aging in Market como complemento, conexão e conceito com quem cria e desenvolve soluções para o Aging in Place. Ninguém vive seguro, com conforto, com independência e autonomia em uma casa ou lugar sem a oferta de produtos e serviços pensados e adequados para o residente sênior. Implantar o conceito e os métodos desenvolvidos pelo Aging in Market em toda a jornada de inovação, desenvolvimento, industrialização, comunicação, distribuição, venda, atendimento e serviços carrega conceitos naturais e presentes na área de negócios. Novamente a linguagem e a forma de apresentar as coisas impactam nos resultados.

Vamos tratar nesta coluna das várias formas de aplicação do marketing 60+ nos negócios e forma de “vender” os conceitos de morar. Completando este complexo, singular, inquieto e em constante transformação, Ser. O Aging in Market quer ser mais um módulo na multiplicidade de conhecimentos necessários para tornar a vida mais segura, confortável, plena e com significado.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.