Há pessoas que parecem mais jovens do que outras da mesma idade, outras tem aparências mais envelhecidas do que seria esperado. Sabe-se que diferentes impactos ao longo da vida trazem resultados que tornam a velhice heterogênea, especialmente relativos a hábitos que levam a doenças crônicas. Mas também pode haver carência afetiva e distanciamento social espontâneo, quando a pessoa evita relacionamentos e se mantem isolada. O geriatra Rubens de Fraga Júnior descreveu um estudo científico que aponta algumas conclusões sobre os efeitos da solidão no processo de envelhecimento (https://portalplena.com/destaques/estar-sozinho-e-infeliz-acelera-o-envelhecimento-mais-do-que-fumar-diz-estudo/).
A aceleração do envelhecimento foi detectada em pessoas com histórico de acidente vascular cerebral, doenças hepáticas e pulmonares, fumantes e, o mais interessante, pessoas em estado mental vulnerável. De fato, sentir-se sem esperança, infeliz e solitário mostrou aumentar a idade biológica mais do que fumar.
Apesar de haver pessoas que naturalmente são pouco afeitas a encontros sociais e interagem apenas o necessário, esse não seria motivo para um envelhecimento precoce, visto ser uma característica de personalidade. Pessoas reservadas não são necessariamente infelizes, tal como as eufóricas mascaram as frustrações e não são totalmente felizes o tempo todo. A mais recente situação que gerou desequilíbrio emocional em massa foi a pandemia pela Covid-19, muito em função do distanciamento obrigatório, mas principalmente pela falta de esperança quanto ao futuro. Estudantes que tiveram mais dificuldade de aprendizado em função das aulas online, famílias que se reuniram em uma mesma casa para diminuir os riscos de contágio, obrigando todos a convivências nem sempre favoráveis, e trabalhadores que passaram ao home office, aparentemente uma facilitação, mas que exigiu muito física e psicologicamente para alcançar objetivos produtivos.
No início deste ano, a Deep Longevity lançou um serviço web de saúde mental guiado por Inteligência Artificial (IA), FuturSelf. (…) O serviço oferece uma avaliação psicológica gratuita que é processada por uma IA e fornece um relatório abrangente sobre a idade psicológica do usuário, bem como o bem-estar mental atual e futuro.
As moradias passaram por adaptações e, naquelas onde eram comuns as visitas e reuniões de amigos e familiares, os ambientes sociais cederam espaço para os escritórios e áreas de estudo. Pessoas idosas que cultivam amigos e os reúne em casa precisaram criar estratégias para manter interações positivas, mesmo que virtuais, caracterizando o que conhecemos como envelhecimento ativo, criando oportunidades de acesso à saúde, à participação social, à segurança e à aprendizagem ao longo da vida. Pessoas infelizes e solitárias tendem a criar rugas, que são mais suaves quando há mais sorrisos, e são envergadas pelo peso da tristeza, mas bastaria ver a vida por outras perspectivas mais positivas.olid

