Conforto ambiental envolve diferentes experiências sensoriais, desde as táteis até as térmicas. No caso de muito calor, ventiladores ou aparelhos de ar condicionado resolvem, ou pelo menos, amenizam o desconforto. Falta de luz pode ser resolvida com o uso de cores adequadas, luminárias bem colocadas e, é claro, aberturas amplas durante o dia. Mas quando há pouco isolamento acústico e muitos ruídos externos, com fontes provenientes de veículos no trânsito, vizinhos barulhentos ou sons repetitivos de máquinas, fica um pouco mais difícil resolver e garantir que haja um sono tranquilo e boas condições para quaisquer atividades em casa.
É importante compreender que se pode prevenir os impactos desses incômodos desde o projeto da moradia. Já se tornou comum o uso de vidros duplos, que diminuem drasticamente a transmissão do som através das esquadrias, assim como mantêm as temperaturas internas. Reformas com troca de janelas são simples em casas, mas mais complexas em apartamentos, pois há um padrão que não pode ser alterado e, muitas vezes, essa decisão implica em serralheria sob medida, o que aumenta muito o custo final. Além disso, certas fitas de materiais diversos podem ser colocadas nas portas para evitar a passagem do som, ajustando os espaços que são necessários para sua movimentação.
O uso de tapetes e cortinas é um recurso importante para reduzir sons, especialmente quando o piso não absorve o efeito de calçados batendo ao caminhar. Também para aparelhos de televisão e de som, que podem produzir reverberação, visto que superfícies lisas causam igualmente esse efeito, que pode ser reduzido com acessórios e plantas. Os materiais têxteis passam a sensação de aquecer o ambiente em função desse efeito de absorção de sons, tornando os espaços mais aconchegantes. Elementos complementares auxiliam na dispersão das ondas sonoras, tanto mais quanto maior a quantidade de “quebras” para absorver ou refletir em diferentes direções. Elementos vegetais são muito eficientes nesse sentido, podendo compor barreiras volumosas em cercas vivas ou jardins verticais colocados ao redor da casa. Novamente, os apartamentos com sacadas ou floreiras nas janelas já oferecem uma melhoria ao comparar com aqueles que não contam com esse recurso.
Ao longo da vida, conciliar períodos de sono adequado com as rotinas do dia a dia permite maior concentração nos estudos e no trabalho, assim como permite um descanso verdadeiro para recarregar as energias. Em cidades complexas como São Paulo, a possibilidade de morar em regiões silenciosas é bastante rara, pois há a convivência com outros fatores que impedem um repouso efetivo, tais como a criminalidade e as distâncias que consomem muito tempo nos longos trajetos. O barulho causa um grande prejuízo à saúde mental, determinando um envelhecimento menos saudável do que o desejado e uma avaliação das condições oferecerá soluções que amenizem os incômodos. Certamente a velhice pode ser alcançada com mais qualidade, melhor humor e maiores oportunidades de convivências positivas.

