Qual a importância de compor os ambientes da moradia com elementos complementares?

Muitas pessoas julgam que a colocação de acessórios nos ambientes da moradia é somente um processo de “decoração”, na busca de enfeitar a casa e enchê-la de objetos. Se analisarmos que esses elementos acrescentam cores e formas, já é possível considerar que têm função estética, o que anima esses ambientes. Por outro lado, têm uma função relacionada ao conforto ambiental, pois elementos têxteis melhoram a condição acústica e a sensação de acolhimento. Também equilibram visualmente o conjunto, pois soluções que adotam resultados minimalistas não só eliminam o que não tem utilidade prática, mas compõem peças móveis e acessórias com cores e formas limpas. Outras, mais rebuscadas, exigem mais peças ou formas igualmente mais complexas, o que dá o equilíbrio no conjunto. Enfim, cada pessoa decide sobre como lhe agradam esses conjuntos, especialmente quando estão mais maduras e longevas, mas está provado que ambientes enriquecidos com elementos que estimulem os sentidos são importantes para a saúde ao longo da vida. O arquiteto Ciro Férrer Herbster Albuquerque discorre sobre os impactos do ambiente construído (e enriquecido…) na saúde das pessoas (https://www.archdaily.com.br/br/1002456/neuroarquitetura-e-o-potencial-do-ambiente-construido-para-a-saude-cerebral-e-a-criatividade):

Arquitetos e cientistas ainda estão no processo de identificar quais fatores ambientais são mais importantes para o desempenho humano minimamente ideal no ambiente construído. No entanto, estudos já mostram que o chamado “Enriquecimento Ambiental” se apresenta promissor para nossa saúde cerebral, tendo em vista os ótimos resultados com animais com DNA semelhante ao do humano.

A criatividade torna-se mais ativa em ambientes estimulantes, considerando acessórios, cores e formas, incluindo sons, luzes e aromas, pois elementos não tangíveis igualmente remetem a memórias afetivas e a outras sensações. Ciro destaca que até mesmo diferentes cadeiras sugerem outras posturas, tornando mais diversas as possibilidades de agir em diferentes momentos.

As condições necessárias ao pensamento criativo devem ser dinâmicas. Elas devem nos ajudar a desviar nossa atenção do ambiente para nosso interior e vice-versa. Esses espaços devem ser ambientes enriquecidos que estimulem os usuários sensorialmente, cognitivamente, fisicamente e socialmente.

Diferentes leiautes nos ambientes estimulam seu uso para cada função: onde há atividades mais reservadas, assim serão compostos móveis e objetos, igualmente onde se pretenda reunir pessoas para conversar, já diferente quando o principal objetivo for assistir TV.

As pessoas que objetivam a longevidade precisam de tempos mais longos de exposição aos ambientes enriquecidos para que as alterações biológicas, psicológicas e sociais sejam constantes e duradouras.

É importante compor os ambientes da moradia com elementos complementares para que sejam enriquecidos e estimulem os sentidos para o prazer e o conforto.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.