O ambiente do repouso é fundamental para o conforto na moradia, pois o sono precisa ser suficiente para a recuperação da energia gasta nas jornadas diárias e oferecer equilíbrio emocional em todos os campos da vida. Condições ambientais favoráveis, tais como isolamento acústico, iluminação controlada, ventilação adequada para a higiene do ar e meios para garantir temperaturas amenas, são alguns dos elementos fundamentais para um sono restaurador. Também é no dormitório que as roupas guardadas estão próximas, sendo necessário que o mobiliário ofereça compartimentos compatíveis com as peças, sejam elas penduradas ou dobradas. Ficam mais à mão aquelas que são trocadas diariamente, com armários em proporções adequadas tanto em profundidade quanto em altura. O espaço para vestir-se é importante para agilizar os procedimentos, preferencialmente com algum espelho que permita conferir o resultado. Esse espaço da intimidade também é convidativo para a sexualidade que, de acordo com pesquisas recentes, pode ser ainda mais proveitosa na velhice (https://portalplena.com/destaques/sua-avo-faz-mais-sexo-que-voce-entenda-como-o-sexo-entre-idosos-esta-cada-vez-mais-em-evidencia/).
Muita gente acredita que a vida sexual termina após os 60, imaginando que os idosos servem apenas para cuidar dos netos e cozinhar, por exemplo. (…) Vale destacar que o assunto também é um tabu entre os mais velhos. Seja por questões religiosas, estereótipos, preconceitos de outros membros do círculo de convivência e até mesmo pelo fato de acreditar que o sexo serve apenas para procriar.
A maturidade pelas experiências de vida leva à busca por qualidade e, para a intimidade das pessoas, o dormitório é o ambiente onde circunstâncias que a exigem devem estar bem equacionadas. Colchão com densidade proporcional ao peso e travesseiros com alturas adequadas ao formato dos usuários oferecem condições de bem-estar, em quaisquer momentos do uso.
Portanto, fica claro que o sexo também na maturidade traz uma série de benefícios. E não deve ser considerado como tabu. Pelo contrário, o assunto deve ser encarado com naturalidade, pois a sexualidade faz parte da vida de todos.
As mesmas condições devem ser adotadas em moradias institucionais, mesmo em dormitórios coletivos, situação que traz ainda mais elementos a serem observados visto o compartilhamento dos espaços. Para casais, a oferta de quartos comuns nem sempre é uma opção, o que pode causar a perda de oportunidades para maior bem-estar. Devem-se utilizar cores nas paredes, música relaxante e deixar livros físicos ou audiobooks à mão, soluções para criar condições favoráveis para um bom sono. Também objetos que diferenciem o espaço privado, tornando a intimidade ainda mais garantida através de lembranças positivas. Assim, o conforto influencia na qualidade do sono e na atividade sexual de pessoas idosas em dormitórios planejados.

