Em quais circunstâncias a moradia confortável oferece o prazer de receber amigos em casa?

Morar, seja em uma casa ou apartamento, seja sozinho, com a família ou em um equipamento coletivo, terá sempre um espaço para visitantes, geralmente pessoas motivadas por amizade, por compromissos profissionais ou por comparecimento em eventos. Mas não basta ter salas de estar amplas, é preciso haver acolhimento, simpatia e oportunidades, oferecidas em um cenário composto por mobiliário e outros elementos que determinam conforto em todos os seus aspectos. Já está provado que cultivar amigos é uma das razões que mantém a saúde mental e emocional em níveis altos, prevenindo perdas funcionais e cognitivas. Neste 8 de março, quando se comemora o dia internacional da mulher, a gerontóloga Tássia Chiarelli descreve a importância de ter amigos de todas as idades (https://www.tassiachiarelli.com/blog/as-velhas-mulheres-que-habitam-em-mim).

Em nossa sociedade, a juventude é valorizada. Mas esquecemos que quem é velha, já foi jovem. Portanto, carrega dentro de si as experiências das diversas fases da vida. (…) As velhas mulheres geram a criação no sentido mais amplo da palavra. (…) Se você tiver ouvidos atentos e coração aberto para ouvir suas histórias, vai se fortalecer através da ancestralidade. 

Valorizar as histórias de amigos com os quais os momentos são compartilhados traz repertório, ativa o senso crítico, proporciona diálogos que fluem e determinam trocas valiosas. Quantas mais forem as histórias de vida tantas mais serão as possibilidades de ampliar perspectivas nos diversos campos do conhecimento. Conhecer o passado e experiências de amigos pode somar em reflexões sobre o próprio passado, em busca de equilíbrio e qualidade de vida.

Lembre-se de que essas velhas mulheres, quando jovens, já ouviram histórias de outras velhas mulheres e assim por diante. (…) Ouvir e conhecer velhas mulheres não é se apegar ao passado, pelo contrário, é compreender toda a força do feminino para reconhecer seu próprio valor no presente.

Reunir pessoas em casa é positivo e desejável, mas é preciso considerar diferentes circunstâncias para definir quais são os elementos que possibilitam a permanência confortável. Ambientes de estar podem ser internos, em salas compostas com sofás e poltronas, com móveis e acessórios para apoio e decoração. Também podem ser externos, em varandas, terraços ou jardins, com poltronas e mesas que permitam uma limpeza simples para superar poeira e água de chuva. Mesas auxiliares são sempre importantes, para flexibilizar os momentos de confraternização. Cores, sons e aromas igualmente cativam para uma permanência ainda mais agradável, sendo que jardins vistos através de portas e janelas oferecem cor, forma e movimento, elementos igualmente importantes para o prazer contemplativo.

Enfim, a moradia na velhice, seja individual ou institucional, deve permitir encontros de qualidade que justifiquem a permanência. Mesmo uma visita por “obrigação” pode ser mais produtiva se o cenário for agradável, estimulando retornos e o compartilhamento de experiências.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.