Há muita dificuldade em contratar e manter colaboradores com treinamento mínimo nas questões relativas ao cuidado de pessoas idosas. A rotatividade desses profissionais é intensa e geralmente o tempo investido em capacitação é reduzido. Porém, os gestores nem sempre estão atentos aos encaminhamentos necessários para que permaneçam com propósito e engajados. Outra questão é a variedade de modos que podem ser adotados para cuidar, o que não estabelece uma diretriz definida para quando os colaboradores mudam de emprego. Nesse sentido, uma proposta interessante foi apresentada pela ASOREX (Asociación de Atención Sociosanitaria en Residencias Privadas de Extremadura), na Espanha (https://www.geriatricarea.com/2024/04/26/asorex-propone-un-modelo-de-atencion-enfocado-en-los-derechos-de-las-personas-mayores/).
A Asorexapresentou à Junta de Extremadura um modelo de colaboração no qual prevalece a qualidade na atenção às pessoasperante o preço, baseado na medição de resultados, transparência e melhoria contínua para as pessoas que recebem os serviços.
Esse modelo define que “as pessoas que necessitam de serviços residenciais possam escolher os que se encontram mais próximos do seu ambiente, se assim o desejarem”, promovendo o protagonismo do residente. Além disso, garantindo que “a qualidade deve ser a referência para que as pessoas usuárias tenham os serviços que realmente precisam e merecem.”
Nesta linha, pede incorporar como direitos fundamentais no programa de concertação o modelo de atendimento centrado na pessoa (história de vida, projeto de vida, profissionais de referência, plano de atendimento personalizado, atividades significativas, ambiente positivo…) e os sistemas de participação efetiva de residentes e famílias.
O modelo de atendimento centrado na pessoa prepara os profissionais para um atendimento humanizado, individualizando a atenção para que sejam criadas relações mais duradouras. A Universidad Pablo de Olavide, em Sevilha, propôs um curso para esses colaboradores, de modo a melhorar suas competências e aumentar seus conhecimentos (https://www.geriatricarea.com/2023/09/27/la-universidad-pablo-de-olavide-imparte-una-formacion-oficial-sobre-atencion-centrada-en-la-persona/).
Este curso concentra-se na reflexão sobre os novos modelos de assistência, a importância do ambiente e do espaçonos cuidados, e na busca de práticas que favoreçam o bem-estardaqueles que residem nestes centros.
Para melhorar o desempenho de colaboradores em residenciais e centros dia para pessoas idosas é preciso, antes de tudo, considerar a experiência anterior e a capacidade de ajustar-se ao sistema estabelecido pela gestão do equipamento. Esse sistema já precisa considerar a atenção centrada na pessoa idosa para que, ao final, haja a formação de um time, dedicado e integrado para a oferta de serviços desejáveis e sustentáveis.

