Desejos e necessidades acompanham todas as pessoas e, mesmo com intensidades e conteúdos diferentes, não há como negar que as movimentam na busca por realizações. Mesmo com maiores dificuldades, quer financeiras ou sociais, há sempre um objetivo a ser perseguido, moldado pelo contexto cultural de cada um. A percepção de que o aumento da longevidade amplia mercados tem trazido elementos diversos às reflexões de estudiosos desse fenômeno, sendo o mais representativo o fato de o preconceito com a idade ainda existir, mas caminhando para uma visão mais atenta em relação às velhices, pois são diversas, tais como os motivos que caracterizam as decisões ao longo da vida. Willians Fiori destaca a importância de os empresários compreenderem essa perspectiva para atender efetivamente o que as pessoas idosas desejam e necessitam (https://www.linkedin.com/pulse/envelhecer-é-um-fenômeno-moderno-e-requer-novas-de-mercado-fiori–6bquf/).
Com o aumento da expectativa de vida e uma população cada vez mais ativa e engajada, as empresas precisam se adaptar para atender às necessidades e desejos dos consumidores maduros de hoje.
É de estranhar que essa adaptação esteja acontecendo tão lentamente. Apesar do surgimento de dispositivos inteligentes para garantir a autonomia de muitos que já apresentam alguma dependência, ainda existem produtos oferecidos para os mais velhos por considerar que são monitorados por outros, tais como crianças que precisam de orientação.
Historicamente, o envelhecimento era associado à passividade e à retirada da vida pública e econômica. No entanto, essa visão está desatualizada. Os idosos de hoje são mais saudáveis, conectados e economicamente ativos do que nunca. Eles buscam experiências enriquecedoras, produtos de qualidade e serviços que os ajudem a viver plenamente.
A independência pode diminuir, mas enquanto houver capacidade cognitiva para agir por conta própria, novos projetos continuarão a reger o destino de pessoas idosas que estão atentas para moda, cuidados pessoais, novidades e possibilidades de lazer.
Muitos idosos estão adotando smartphones, tablets e outros dispositivos, não apenas para se manterem conectados com familiares e amigos, mas também para acessar informações e serviços. Aplicativos que são intuitivos e fáceis de usar, mas que ao mesmo tempo oferecem funcionalidades avançadas, são extremamente atraentes para este público.
A busca por melhores soluções para o conforto e segurança na moradia faz parte dessa percepção e move indivíduos ao longo da vida. Não basta retirar tapetes e instalar barras de apoio na velhice, é preciso desejar e reconhecer a necessidade de quaisquer intervenções e mudança de cenários.
A comunicação eficaz com o público maduro é essencial. Isso significa evitar estereótipos e respeitar a inteligência e a experiência dos idosos.
É isso, nada mais a acrescentar.

