Qual a importância de serviços que agilizem a comunicação para aproximar pessoas idosas?

A importância das interações sociais é incontestável. A partir da pandemia pela Covid 19, a necessidade de criar soluções para que o distanciamento social não ocasionasse situações emocionais ainda mais graves do que a própria doença foram desenvolvidos e demonstraram grande utilidade. Algumas startups já apresentavam propostas de agilização de informações em moradias institucionais para idosos, buscando soluções para prontuários eletrônicos e outras facilidades para organização de dados. A portuguesa Sioslife é anterior a esse período crítico e oferece uma plataforma “que inclui um sistema interativo social para o sênior com ligação à família e à gestão de equipes de profissionais”

Além de um sistema de gestão e planejamento de cuidados, buscando a redução de custos e melhoria na gestão do tempo e recursos, oferece apoio a teleconsultas e atividades de estimulação cognitiva, incluindo digitalmente os residentes idosos. Desse modo, lançou recentemente uma rede social que alcança residentes institucionalizados em Portugal, Espanha e Brasil (https://sicnoticias.pt/pais/2024-06-20-lancada-primeira-rede-social-para-idosos-em-portugal-espanha-e-brasil-71f783e6).

A nova plataforma pode ser usada, em exclusivo, através dos “sistemas interativos de inclusão digital da Sioslife – tablets e computadores – já presentes em mais de 600 instituições”, em Portugal, em Espanha e, mais recentemente, no Brasil…

O presidente executivo e fundador da ‘startup’, Jorge Oliveira, considera que o crescimento da rede social tende a ser potencializado em função de que, em Portugal, uma em cada cinco pessoas sofre de isolamento social. No mundo todo esse é um problema grave e, portanto, não é diferente no Brasil, representando a causa de adoecimentos e declínios para muitas pessoas idosas sem apoio familiar. Segundo ele:

… a Sioslife é “uma rede social especial, dedicada exclusivamente às pessoas mais velhas e tem um objetivo muito claro, “combater o isolamento social”, um dos principais problemas associados ao envelhecimento”.

Redes sociais preenchem a rotina de pessoas de todas as idades e possibilita interações que podem evoluir para vínculos mais duráveis, mesmo virtualmente. Apesar de exigir atenção sobre o fluxo de informações e definição de limites para a manutenção da privacidade, permite desde o simples aceno e desejo de um “bom dia” até o apoio para desabafos e compartilhamento de sonhos, construindo redes que, mesmo frágeis, sustentam e oferecem um senso de pertencimento a grupos comunitários virtuais.

Serviços que agilizam a comunicação para aproximar pessoas idosas são importantes, não há dúvida. No ambiente institucional pode significar uma ampliação da rede próxima, pois a troca entre conviventes permite novas informações em conteúdos culturais, além do compartilhamento de experiências, possibilitando, consequentemente, novos relacionamentos e eliminando a solidão e a sensação de não ter com quem contar.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.